DO LÁTEX AO SILICONE
Quais devem ser as características do material que é produzido um bico de mamadeira ou chupeta?
É fundamental que o material seja extremamente macio, elástico e flexível para não dificultar os movimentos da boca e da língua da criança durante a alimentação e para respeitar a fisiologia, ou seja, a forma natural de sucção.
Qual é o material mais adequado? Até hoje, o melhor material conhecido que melhor atende a essas necessidades era o látex, macio, elástico e, portanto, resistentes à tração e às mordidas das crianças.
O látex, uma borracha de origem natural, no entanto, apresenta algumas questões relacionadas à sua fácil deformação e deterioração com o passar do tempo, devido às suas características higroscópicas (tendência a absorver a umidade do ar), sensibilidade às mudanças de luz e temperatura.
Então por que Chicco escolheu trabalhar apenas com bicos em silicone?
Hoje, graças aos avanços da tecnologia na composição dos materiais e da inovação contínua, a Chicco desenvolveu um silicone que atinge a elasticidade, suavidade e propriedades de deformação semelhantes aos do látex, que permite uma sucção fácil e fisiológica, como no seio materno.
Outro benefício do silicone é sua total transparência, que permanece inalterada ao longo do tempo, transmitindo uma sensação de higiene e limpeza. Ao contrário do látex, no entanto, o novo silicone Chicco não deforma e não se deteriora em pouco tempo, mesmo em contato com a água, líquidos quentes, gorduras (leite). Também resiste ao envelhecimento de calor e aos raios UV melhor do que o látex.
Outra característica importante dos bicos em látex e que agora também é uma característica única dos bicos em silicone Chicco é o poder de transmissão do calor do leite nos lábios do bebê, como no seio da mãe.
...Mas é sabido que o silicone pode se romper facilmente com a força dos dentinhos das crianças.
O novo composto usado na produção do silicone Chicco também é mais resistente ao morder da criança do que o silicone tradicional e é comparável com a dureza do látex. Os testes, que simulam a laceração causada pelo dente da criança, apresentaram valores muito elevados de resistência ao desgaste. Os bicos produzidos com o novo silicone
Chicco resistem a até 200N, em comparação com os valores normativos que colocam a força máxima em 90N (cerca de 9 kg) nos testes com bicos em silicone tradicional.
Nossa escolha pelo silicone também responde às tendências do mercado mundial que parece cada vez mais centrada sobre a preferência por este material. Isto em função da atenção dada a possíveis reações alérgicas ao látex, preocupação que chega às mães já na maternidade por influência de pediatras e que as faz preferirem produtos em silicone, potencialmente não-alérgicos.
FONTE: ARTSANA